foto biografia ozanir roberti.jpg

Professor de Língua Portuguesa,

escreveu, até fins de 2018, uma coluna diária para o jornal O GLOBO chamada AUTOCRÍTICA, na página DOS LEITORES, com correções e comentários de Língua Portuguesa. Seu trabalho também aparece nos sites ligados às Organizações GLOBO.

É professor do Curso de Formação em Revisores de Texto mais recomendado atualmente pelos bons profissionais do mercado, atendendo às necessidades de editoras, jornais e empresas que trabalham com legendagem e dublagem de filmes.

Com uma larga e rica experiência, também atua como palestrante de vários assuntos.

Afinal, já passou, como docente e coordenador, pela área de cursinhos de pré-vestibular, como GPI, MV1 e Miguel Couto e por colégios particulares, como Santo Agostinho, Sacré Coeur de Marie e Marista São José. Além disso, foi professor da rede estadual e diretor de escola pública por mais de dez anos. 

Foi, também, por quase 30 anos, professor titular de Língua Portuguesa, coordenador da disciplina e da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Universidade Veiga de Almeida até o final de 2016.

Participa, quando é solicitado, como professor do Programa Universidade O GLOBO, de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento de profissionais do jornalismo.

Atua, também, na área de consultoria à Rede Globo de Televisão, junto com o professor Sérgio Nogueira, tendo sido o revisor da ortografia e das explicações das palavras do Programa Soletrando, do “Caldeirão do Huck”.

É membro titular, desde 1986, da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, na cadeira do famoso gramático Carlos de Laet, tendo sucedido a outro gramático, Candido Jucá, e, desde 1992, da Academia Teresopolitana de Letras, na cadeira número 3, cujo patrono é o poeta Alberto de Oliveira. Também é membro titular da Academia Brasileira de Filologia (Abrafil).

Escreveu mais de 70 livros, sendo o mais conhecido o Manual de Língua Portuguesa, já na sua quarta edição. No entanto, sua obra mais completa, uma coleção para o Ensino Médio com Língua e Literatura, era publicada pela EDITA, do Rio de Janeiro. No ano de 2011, lançou o livro Manual de Comunicação Oral e Escrita, pela Editora Caetés.