Fala-se "BÊNÇÃO" (paroxítona) ou BENÇÃO (oxítona)?

Professor, o certo é benção ou bênção?  Tem ou não o acento?

Olá, Clara             

É muito comum encontrar nos jornais a palavra “benção”, escrita assim, sem acento. Na verdade, tal vocábulo existe mesmo, com a pronúncia forte na última sílaba: “benÇÃO”, como “emoÇÃO”, “coraÇÃO” e “exceÇÃO”. Mas não é por conhecerem sua existência que ela é a usada. Na verdade, simplesmente, as pessoas não usam o acento, porque pensam que ele não existe. E o corretor ortográfico não as alerta, afinal a palavra existe.

a) O comentarista, cheio de esperança, afirma que a nossa seleção jogará a Copa de 2020 num 4-3-1-2 ou 4-3-3, sob a benção de Tite.

                No entanto, ninguém fala dessa forma! Todos a pronunciam como paroxítona: “BÊNção”, como “ÓRfão”, “ÓRgão”, “aCÓRdão” e “SÓtão”.

                Veja que todas elas são acentuadas graficamente, já que existe uma regra de acentuação gráfica que manda usar o sinal em todas as paroxítonas terminadas no ditongo tão comum "-ão”.

b) O comentarista, cheio de esperança, afirma que a nossa seleção jogará a Copa de 2020 num 4-3-1-2 ou 4-3-3, sob a bênção de Tite.

                Assim, é bom guardar que se deve condenar a falta do acento gráfico. É melhor escrever bênção (com acento).

Pior é quando precisamos usar a palavra no plural, já que são bem diferentes.

c) Os cariocas terão um fim de semana sob as bênçãos do sol e da praia. (fala-se com o “ben” forte)

d) Os cariocas terão um fim de semana sob as benções do sol e da praia. (fala-se com o “ções” forte)

Vale lembrar que “bênçãos” é o plural de “bênção” (bênção – paroxítona / palavra que nós falamos), mas que também se poderia escrever “benções” (sem acento), que é o plural de “benção” (benção – oxítona / forma bem mais antiga, palavra que raríssimas pessoas ainda falam).

Curiosidade: o Papa Bento XVI, que desistiu do trono hoje ocupado por Francisco, a falava com o “ão” tônico (forte).