Mestre, “ser” e “estar” só podem ser verbos de ligação?
Para começar, vale lembrar que a predicação verbal é uma propriedade oracional; assim, o verbo deve ser identificado de acordo com a oração em que ele aparece.
Esses dois verbos, ao lado de outros, como “ficar”, “parecer” e “permanecer”, são listados, erradamente, como verbos de ligação, como se assim fossem sempre.
Na verdade, o que caracteriza os verbos como de ligação é a perda da ideia de ação, só restando a eles indicar um estado. Por isso, são considerados como elementos de ligação, com uma noção semântica secundária.
Eles acabam fazendo parte de uma lista, porque, hoje, o seu uso mais corrente, é exatamente, nessa situação em que perdem a característica nocional, isto é, de indicar uma ação.
Vamos ver dois exemplos com o verbo “ser”.
1) “A nossa independência foi em 1822.” – esse é o verbo “ser” numa indicação nocional, ou seja, indicando uma ação, que ocorreu “em 1822”. Esse termo é um adjunto adverbial de tempo, já que tem uma informação ligada ao verbo. Podemos entender o verbo “ser” como sinônimo de “ocorrer”. Apenas ele se refere ao sujeito.
2) “A nossa independência foi curiosa.” – agora, o “ser” aparece no seu uso mais comum, como verbo de ligação, indicando um estado, “curioso”, que é o predicativo do sujeito. Aliás, essa é uma estrutura fixa: “sujeito + VL + predicativo do sujeito”. É o nome, um adjetivo, que faz uma referência ao sujeito.
Veja, agora, que acontece o mesmo com o verbo “estar”.
3) “A família está em Montreal.” – esse é o verbo “estar” numa indicação nocional, ou seja, indicando uma ação, o ato de “estar”, que é seguido por “em Montreal”. Esse termo é um adjunto adverbial de lugar, uma função ligada ao verbo. Nesse caso, temos um predicado verbal, pois só o verbo se relaciona com o sujeito.
4) “A família está preocupada.” – nesse exemplo, o “estar” aparece no seu uso mais comum, como verbo de ligação, indicando um estado, “preocupada”, que é o predicativo do sujeito, obedecendo à estrutura conhecida como predicado nominal.
Não se esqueça! Não há lista alguma! Tem-se de analisar o que ocorre em cada exemplo.
Mais três exemplos:
5) “Os jovens continuam o trabalho.”
6) “Os jovens continuam na escola.”
7) “Os jovens continuam animados.”
Só o último “continuar” é de ligação, uma vez que não indica ação alguma. É o adjetivo “animados” que se relaciona com o sujeito, cabendo ao verbo apenas o papel de ligação entre o sujeito e o predicativo.
Nos exemplos 5 e 6, existe a ação de “continuar alguma coisa ou em algum lugar”. O verbo da frase número 5 é transitivo direto (“continuar alguma coisa”), sendo “o trabalho” o objeto direto. No exemplo número 6, o verbo é intransitivo e o termo ”na escola” é um adjunto adverbial de lugar.