Dúvida 5: Caro professor, por que se considera este texto errado?
“Depois de não se engajarem, podem levar essa informação adiante ou eles mesmo realizam os roubos e furtos – completou.”
A concordância da palavra “mesmo” é um problema para certos revisores. No caso, trata-se de um pronome adjetivo; assim, tem de acompanhar o substantivo ou pronome substantivo a que se refere. Veja que é igual a “eles próprios”
Há, na verdade, um outro “mesmo” invariável, aquele que equivale a “até” ou “inclusive”, bem diferente do que está no exemplo.
Forma correta:
“Depois de não se engajarem, podem levar essa informação adiante ou eles mesmos realizam os roubos e furtos – completou.”
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Dúvida 6: Mestre querido, o que leva este texto a estar errado?
“Esse é, sem dúvida, o resultado que a sociedade brasileira precisa.”
Mais uma vez, uma leitura atenta nos faz perceber a falta de uma preposição. Está faltando um “de” antes do pronome relativo “que”, pedido pelo verbo transitivo indireto “precisar”.
Forma correta:
“Esse é, sem dúvida, o resultado de que a sociedade brasileira precisa.”
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Dúvida 7: Olá, professor! Pode me dizer por que este texto está mal escrito?
“Esses diagnósticos vêm sendo observados em todo o mundo e tem a ver com o estilo de vida moderno e urbano.”
O autor do texto usou duas locuções verbais: a primeira, corretamente, traz o primeiro verbo auxiliar no plural “vêm”, concordando com o sujeito “Esses diagnósticos”. Porém, na hora de escrever a segunda locução, com o auxiliar “ter”, deixou de fazer a necessária concordância.
Forma correta:
“Esses diagnósticos vêm sendo observados em todo o mundo e têm a ver com o estilo de vida moderno e urbano.”
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Dúvida 8: Mestre, este texto foge ao padrão culto da nossa língua? Por quê?
“A conscientização sobre os riscos, medidas preventivas e a capacidade de reconhecer e responder aos sinais de doenças relacionadas ao calor são essenciais para reduzir a mortalidade e proteger a saúde pública.”
Muitos professores não veem essa fuga ao padrão culto como um erro, mas o fato é que há, na coordenação dos verbos “reconhecer” e “responder”, um uso que não se enquadra nas regras da gramática tradicional. O primeiro é um verbo transitivo direto; então, não pede preposição, enquanto o segundo, nesse caso, é transitivo indireto e rege a preposição “a”.
O autor fez uma construção recomendada por muitos professores: não colocou o objeto direto do “reconhecer” e usou o objeto indireto de “responder”, para tornar seu texto mais curto.
Forma correta:
“A conscientização sobre os riscos, medidas preventivas e a capacidade de reconhecer os sinais de doenças relacionadas ao calor e responder a eles são essenciais para reduzir a mortalidade e proteger a saúde pública.”
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