Minicurso de Revisão textual / Aula 4 – Coesão, conjugação verbal, concordância e flexão do infinitivo

1) “A situação e os oposicionistas não veem tal situação da mesma forma, eles acham os avanços pequenos, enquanto ela os considera apressados.” Mestre, minha dúvida: A repetição da palavra “situação” é válida, nesse caso?

É curioso, mas os sentidos da palavra “situação”, nesse texto, são bem diferentes; a primeira significa “aqueles que estão ao lado do governo”, e a segunda, “o momento vivido”. Talvez, por isso, não se tenha feito qualquer correção.

Ainda assim, seria possível mudar o texto, deixando-o sem palavras repetidas:

a)      “Os governistas e os oposicionistas não veem tal situação da mesma forma, eles acham os avanços pequenos, enquanto ela os considera apressados.”

b)      “A situação e os oposicionistas não veem o momento atual da mesma forma, eles acham os avanços pequenos, enquanto ela os considera apressados.”

2) Professor, sendo usado o “qual” acompanhado do “a”, deveria haver um outro “que” antes do “já”: “Qual a porcentagem da população que já se infectou?” A outra opção, bem melhor, seria, simplesmente, retirar o “a”: “Qual porcentagem da população já se infectou?”  Eu queria entender por que o uso do “qual a” pede o “que”, e o uso de “qual” não pede. Entendo que soe mais adequado assim, mas é só isso?

Na primeira construção, existe um período composto, com duas orações, no qual há um “é” subentendido:

a) “Qual é a porcentagem da população que já se infectou?” – a oração iniciada pelo “que” é adjetiva restritiva, sendo o “que” um pronome relativo.

Na outra, temos um período simples, uma oração absoluta:

b) “Qual porcentagem da população já se infectou?”

São duas construções possíveis e corretas, mas veja que a segunda forma é bem mais simples!

3) Na frase – “A região sul do Brasil é característica, com muitos dias frios e cinza no inverno.” –  esse “cinza” não deveria ser pluralizado também? “Cinzentos” seria o mais adequado? Mas, se eu colocasse “cinzentos” no lugar, seria errado? E palavras como “esverdeado”, “rosado”, “avermelhado” etc., podem ser pluralizados, professor?

Não. Cores provenientes de comparação permanecem invariáveis, diferentemente de “vermelho”, “branco”, “preto” e “amarelo”, que, sendo adjetivos biformes, variam em gênero e número:

a)      “Casaco vermelho, blusa vermelha, casacos vermelhos e blusas vermelhas.”

Vale saber que há cores que representam adjetivos uniformes, pois só variam em número, como “verde”, “azul”...

b)      “Lenço verde, camisa verde, sapatos verdes, calças verdes. “

Mas, reitero, cores que advêm de comparações com substantivos, sejam formas simples ou compostas, são invariáveis.

c)      “Ela estava com um vestido cinza, uma blusa rosa e calças verde-garrafa.”

d)      “Ela estava com duas blusas rosa, meias cinza e casacos verde-mar.”

e)      “Ela estava com um vestido rosa, dois casacos cinza e luvas azul-céu.”

f)       “Ela estava com um vestido e um sapato rosa, além um gorro e um cachecol cinza-chumbo.”

Os demais variam, normalmente, pois são adjetivos biformes ou plenos.

g)      “Ela estava com uma blusa cinzenta.

h)      “Ela estava com duas blusas cinzentas.

i)        “Ela estava com um vestido cinzento.

j)        “Ela estava com casacos cinzentos.

4) "Se você o vir, por favor avise-me." - Não entendi por que a oração "Se o vir" é um adjunto adverbial. Professor, poderia me explicar melhor, por favor? E por que é “vir” e não “ver”? 

O período tem dois verbos: “ver” e “avisar”; logo duas orações. A segunda é a principal, e a do verbo “ver” é uma oração subordinada que indica uma condição. Adjuntos adverbiais podem ter três opções morfológicas. Podem ser exercidos por:

a)      Advérbios – “Nós estávamos aqui.” – “aqui” – uma palavra: adjunto adverbial de lugar;

b)      Locuções adverbiais – “Os alunos saíram às pressas.” – “às pressas” – uma locução, duas ou mais palavras: adjunto adverbial de modo;

c)      Orações subordinadas adverbiais – “Os hóspedes saíram apavorados / quando o hotel começou a se incendiar.” – “quando o hotel começou a incendiar” – uma oração, que se marca pela presença de um verbo: adjunto adverbial de tempo.

No seu exemplo, a oração “Se você o vir” funciona como um adjunto adverbial indicando uma condição. A palavra que a inicia é uma conjunção subordinativa condicional e leva o verbo a aparecer no futuro do subjuntivo, que, nesse verbo irregular, se conjuga pela “3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo”: “ontem eles viram”.

Por isso, o futuro do subjuntivo fica sendo “quando eu vir, quando tu vires, quando ele vir, quando nós virmos, quando vós virdes e quando eles virem.”

Assim, a forma que aparece na oração adverbial condicional é “Se você o vir...” – isto é, “Caso você o veja, avise-me por favor.”

Informações e inscrições em www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br